Mais de 10 milhões de pessoas morrem todos os anos por câncer, revela OMS

De acordo com o mais recente relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 10 milhões de indivíduos perdem a vida anualmente devido a diversas formas de tumores malignos. Os cinco tipos de câncer mais prevalentes incluem mama, pulmão, colorretal, próstata e pele.

No entanto, os dados atuais demonstram que entre 30% e 50% desses casos poderiam ser prevenidos mediante a redução de fatores de risco, tais como obesidade, consumo insuficiente de frutas e vegetais, inatividade física, além do uso excessivo de álcool e tabaco.

Para abordar este tema, bem como discutir prevenção e avanços médicos no combate à doença, o programa “CNN Nosso Mundo”, que vai ao ar no próximo sábado (19), contará com a presença de Fernando Maluf. Ele é diretor médico associado do Centro Oncológico da Beneficência Portuguesa de São Paulo e membro do Comitê Gestor do Centro de Oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein.

Adicionalmente, Fernando Maluf é o fundador do Instituto Vencer o Câncer, uma organização sem fins lucrativos que oferece apoio e orientação a pacientes e seus familiares durante o diagnóstico e tratamento do câncer.

Maluf destaca as peculiaridades do câncer em comparação com vírus que se multiplicam, como o HIV, que possui pouca variação genética. Ele explica que no câncer, as células descendentes nem sempre compartilham as mesmas características da célula original. À medida que o câncer se dissemina e cresce, surgem características divergentes nas células dentro do mesmo paciente. Maluf observa que, devido a essas diferenças, é improvável que um único tratamento seja eficaz contra todas as células cancerígenas. Por essa razão, ele destaca a complexidade de tratar casos avançados de câncer.